cuide da sua saúde!

Consultas médicas particulares em diferentes especialidades a preços justos que cabem no seu bolso.

Agende a sua consulta

blog

Publicado em 07/07/2021

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco pode ser caracterizada pela diminuição da quantidade de lágrimas, o que deixa o olho um pouco mais seco que o normal, além de também poder ser notada vermelhidão nos olhos, irritação e sensação de que existe um corpo estranho no olho como um cisco ou pequenas partículas de poeira.

O aumento da sensibilidade à luz do sol também é uma característica comum nas pessoas que possuem esta síndrome, que pode surgir em qualquer fase da vida, embora seja mais frequente após os 40 anos de idade, afetando especialmente pessoas que trabalham horas na frente do computador e que por isso tendem a piscar menos os olhos.

A síndrome do olho seco tem cura, no entanto para isso é preciso que a pessoa siga o tratamento indicado pelo oftalmologista, além de ter alguns cuidados durante o dia para evitar que os sintomas voltem a aparecer.

Principais causas

As causas do surgimento da síndrome do olho seco incluem trabalhar em locais muito secos, com ar condicionado ou muito vento, usar remédios para alergia ou resfriado ou pílulas anticoncepcionais que podem ter como efeito colateral a diminuição da produção de lágrimas, uso de lentes de contacto ou desenvolvimento de conjuntivite ou blefarite, por exemplo.

Uma outra causa muito comum de olho seco é a exposição prolongada ao sol e ao vento, que é muito comum quando se vai à praia e, por isso, é importante usar óculos de sol, com filtro UVA e UVB para proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol e também do vento, que pode piorar a secura nos olhos.


Olho seco pode surgir na gravidez?

O olho seco pode surgir na gravidez, sendo um sintoma muito frequente e normal que acontece devido às alterações hormonais que a mulher passa durante a esta fase. Normalmente, este sintoma desaparece após o bebê nascer, mas para reduzir o incômodo, a grávida deve usar um colírio adequado para a gravidez, que deve ser indicado pelo médico.


Por: Tua Saúde