cuide da sua saúde!

Consultas médicas particulares em diferentes especialidades a preços justos que cabem no seu bolso.

Agende a sua consulta

blog

Publicado em 10/11/2021

Cisto sinovial: o que é?

O cisto sinovial é um tipo de nódulo, semelhante a um caroço, que surge próximo a uma articulação, sendo mais comum em locais como o pé, o pulso ou joelho. Este tipo de cisto é preenchido por líquido sinovial e geralmente é causado por pancadas, lesões por esforço repetido ou defeito na articulação.


O sinal mais frequente do cisto sinovial é o surgimento de um caroço arredondado e mole que aparece perto da articulação. Este tipo de cisto normalmente não causa qualquer tipo de dor, no entanto, como cresce perto de músculos e tendões, algumas pessoas podem sentir formigamento, perda de força ou sensibilidade, especialmente quando o cisto tem um tamanho muito grande.


É comum os cistos mudarem de tamanho, podendo desaparecer naturalmente ou reaparecerem após o tratamento.


Principais sintomas


O principal sinal de um cisto sinovial é o surgimento de um caroço mole de até 3 cm junto de uma articulação, no entanto, também podem surgir outros sintomas como:


-Dor junto da articulação;
-Formigamento constante no membro afetado;
-Falta de força na articulação afetada;
-Diminuição da sensibilidade no local afetado.


Normalmente, o cisto vai crescendo lentamente ao longo do tempo, devido ao acúmulo do líquido sinovial da articulação, mas também podem surgir de um momento para o outro, especialmente depois de pancadas.


Podem ainda existir cistos sinoviais muito pequenos que não são vistos através da pele, mas que ficam muito próximos a nervos ou tendões. Nesse caso, a dor pode ser o único sintoma, sendo que o cisto acaba sendo descoberto através de um ultrassom, por exemplo.


Tipos de cisto sinovial


Os cistos sinoviais mais comuns são:


Cisto sinovial no pé: as suas causas incluem tendinites e corridas com calçado inadequado e o seu tratamento pode ser feito através da aspiração para drenagem do cisto ou cirurgia, dependendo da gravidade; 



Cisto sinovial do joelho, ou cisto de Baker: mais comum na parte de trás do joelho e o tratamento mais indicado pode ser a aspiração para drenagem e a fisioterapia. 



Cisto sinovial na mão ou pulso: pode surgir na mão, dedos ou punho e o tratamento pode ser a compressão com uma tala para imobilização, aspiração do líquido, fisioterapia ou cirurgia.


Os cistos sinoviais podem aparecer em qualquer idade e o seu diagnóstico é realizado através de exame físico, ultrassonografia ou ressonância magnética. 


Por: Tua Saúde